segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Controlador de intensidade de luz

Chega o fim de semana, e não ha muito o que fazer senão abrir a caixa de componentes e fazer umas experiencias. Para muitos que são "veteranos" na área esse tipo de coisa pode parecer brincadeira de criança, mas para mim - que iniciei um curso de eletrônica ainda neste ano - e' um aprendizado muito interessante.

Este controlador de intensidade de luz e' de fácil construção e muito simples de ser feito. Você precisara de:

Qtd Descrição
1 Placa de circuito universal;
1 Resistor 1K?, 0,25 watts;
1 Led 5mm de qualquer cor;
1 Clipe de bateria de 9V
1 Bateria de 9V
Fios de cobre desencapado e solda.

Apenas siga o esquema de circuito abaixo:


O componente R1 e' o resistor e sua conexão neste circuito se faz necessária pelo motivo de que, se o LED for conectado diretamente na bateria, pode ser queimado. O resistor não e' polarizado, portanto, tanto faz em qual sentido você quer colocar ele. Suas cores sao: marrom - preto - vermelho - dourado.

O componente R2 e' um potenciômetro linear de 500K?. Na verdade, eu só usei este componente porque era o que eu tinha disponível em mãos. Se tivesse que ir 'a uma loja comprar, teria adquirido um de 1M? para que o controle de intensidade de luz ficasse "mais suave". O potenciômetro tem 3 conectores, portanto, não pode ser ligado de qualquer jeito. 



Para nos orientarmos, vamos utilizar a imagem acima. O terminal 1 não sera' utilizado aqui, somente o de numero 2 e 3. A conexão que vem do R1 você liga no 2 e depois você conecta o 3 no Led. Este componente e' polarizado, sendo que quando você comprar um novo na loja, percebera que uma das hastes do componente e' mais comprida que a outra. A haste mais comprida e' o positivo e a mais curta e' o negativo. Se você obteve seu Led de um aparelho qualquer usado ou quebrado e as pernas foram cortadas na hora da solda, não se preocupe. Com a ajuda de uma lupa, olhe na parte debaixo do led e encontre o lado em que o vidro possui uma superfície reta. Esta superfície fica exatamente ao lado do fio de polaridade negativa.

Por fim, temos o Led, peguei um de 5 mm que já tinha aqui em casa também. Solde tudo na placa de circuito, lembrando-se de que o fio vermelho da bateria deve ser ligado no resistor e o preto na ponta negativa do Led.

Como resultado final você vai obter o seguinte: