terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Faça seu próprio led pisca-pisca (Led Flasher)

Este projeto visa a construção de um pisca-pisca, cujo funcionamento se baseia em 2 diodos emissores de luz (LED). Basicamente, o funcionamento deste projeto ocorre da seguinte forma: enquanto um led se acende, o outro permanece apagado e depois se alternam. Este projeto é bastante simples e você pode montá-lo em 10 minutos, sendo também viável para pessoas sem experiência.

A freqüência com que os leds vão piscar vai depender do valor dos capacitores. Se você trocar os dois capacitores (da lista abaixo) por um valor maior, vai piscar mais devagar. Porém, se trocá-los por outros dois capacitores de valor menor, vai piscar mais rápido.

O circuito deste projeto é representado pela figura abaixo:

Para montar este circuito você vai precisar dos seguintes componentes:


Qtd
Descrição
2
Capacitores eletrolíticos 100µF, 10V
2
Resistores 22KΩ, 1/4W
2
Resistores 470Ω, 1/4W
2
Leds 5mm
2
Transistores BC 5488
1
Placa de fenolite 5cm x 5cm universal
1
Suporte de 4 pilhas AA
4
Pilhas AA



Quando fiz este projeto, coloquei tudo no protoboard para testar vários capacitores que eu tinha disponível, de forma que pude ver quais capacitores eram mais interessantes. Você não precisa necessariamente colocar dois capacitores de mesmo valor: se você colocar capacitores de valores diferentes, um vai piscar mais rápido que o outro (ou seja, não vão piscar no mesmo período de tempo).





O vídeo acima mostra um led pisca-pisca que montei num protoboard (e experimentei dois capacitores diferentes, sendo um de 10µF, 10V, que piscava rápido demais, e depois outro de 100µF, 10V, que piscava mais devagar). Cheguei a experimentar uma combinação de um capacitor de 10µF e outro de 100µF. Em seguida mostro como tudo ficou numa placa de fenolite pronta.