sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Sensor de iluminosidade com LDR

Este sensor faz acender um led quando a luz se apaga, mas você pode regular a intensidade de luz mínima que deve ter no ambiente para o led acender através do trimpot.

Existem vários tamanhos de LDR disponíveis no mercado, sendo os tamanhos mais comuns o de 5mm, 10mm e 20mm. O tamanho do LDR vai depender de qual for a aplicação deste aparelho: se o aparelho vai perceber ausência de luz numa área pequena, então deseja-se a utilização de um LDR de 5mm. Da mesma forma, se o aparelho vai ter que perceber a ausência de luz numa área mais abrangente (como numa sala ou ao céu aberto), então deseja-se a utilização do LDR de 20mm.

O trimpot possui a mesma função que a de um potenciômetro, porém, sua montagem é feita diretamente na placa para que ela seja acessível somente pelo técnico, e não por uma pessoa que venha utilizar o aparelho como usuário. Aqui, o técnico deve ajustar o trimpot de forma que o led acenda a uma determinada iluminosidade. 

Este aparelho é o mesmo que existe nos postes de iluminação e também como sensores de um elevador (aqueles que impedem de fechar a porta durante a entrada ou saída de pessoas). No caso dos postes, o LDR tem que ser de um tamanho grande, pois abrangem uma área muito extensa a céu aberto, e o trimpot foi ajustado para que o poste acenda um pouco antes do por-do-sol (ou seja, sem a calibração do trimpot, o poste de iluminação só entraria em funcionamento depois que o sol se ponha totalmente, ou ainda não funcionasse em noites muito claras com lua cheia.

Abaixo temos o circuito:



Para a montagem deste sensor, você precisará dos seguintes componentes:

1 Circuito integrado LM 1458
1 Trimpot 47K montagem horizontal
1 Resistor 33 KΩ - 0,25 Watts
1 Soquete CI 8 Pinos
2 Resistores 100 KΩ - 0,25 Watts
1 Resistor 270 Ω - 0,25 Watts
1 LDR
1 Led Vermelho 5mm
1 Conector com rabicho para bateria 9V
1 Placa de circuito impresso 5x5 fenolite