domingo, 30 de abril de 2017

Projetor de cinema: novo projeto!

Semanas atrás investi uma certa quantia em películas de filme 35mm utilizadas em projeção de cinema. Comprei o filme Jogos Mortais 2, mas, como a vendedora perdeu um dos rolos do filme, ela mandou dois trailers no lugar do rolo faltante.

O objetivo era ter "matéria prima" para a construção de um projetor de cinema caseiro e cuja concepção (no papel) já está pronta.

Andei estudando sobre o assunto e aqui vai algumas curiosidades: a primeira parte da película não tem imagem, só a trilha de som. A trilha de som não é sincronizada com o frame da imagem, de forma que a fala está a quase 1m de distância do frame onde o personagem faz a fala. Isto ocorre por causa do projetor, a unidade de reprodução do som não está na mesma posição que o frame que está sendo exibido na tela do cinema.

Outra curiosidade: a película tem duas trilhas de som, uma é analógica e a outra é digital. A trilha digital é como se fossem pequenos QR Code com o logotipo da Dolby no centro do código e estes códigos ficam entre os buraquinhos da película.

Embora o filme não começa com imagem, não significa que não tenha coisas escritas. Nesta primeira parte da película estão anotações sobre o número do rolo, nome do filme, tipo de projeção (flat, por exemplo), data de produção, etc. Tem até uma foto que a Kodak coloca como "imagem de teste". Saca só:




Conforme eu for evoluindo neste projeto vou colocar aqui mais informações. Abs!