No início deste ano resolvi desmontar um HD antigo que eu tinha que, aliás, foi do primeiro computador que tive. Tentei fazê-lo funcionar, na expectativa de recuperar possíveis arquivos contidos nele de 20 anos atrás, porém ele realmente não estava mais funcionando. Que pena.
Era um HD de apenas 1 GB, modelo Caviar da Western Digital. Até pensei na época em guardá-lo como recordação, mas depois refleti "foda-se com este lixo". Ao invés de jogá-lo diretamente no lixo, preferi desmontá-lo, até porque, não é todos os dias que surge uma oportunidade de desmontar uma coisa dessas e aprender um pouco sobre seu funcionamento.
Haviam dois discos internos de alumínio que brilhavam como um espelho. Infelizmente, ele adere muito bem sobre a superfíce a poeira e marcas de dedo, portanto, é o tipo de coisa que requer limpeza constante.
Em dado momento tive a ideia de reutilizar o motor de um relógio chinês vagabundo e transformar aquilo num relógio. Com um pouco de paciência, fita dupla face e um gravador de metais, acabei transformando dois lixos que ia jogar fora em um relógio novo, que funciona até hoje.
O resultado final deixa a desejar: os algarismos romanos não ficaram do mesmo tamanho e faltou um pouco mais de delicadeza para fazer as coisas ficarem melhor. Porém esse é o tipo de coisa que me agrada fazer num final de semana, juntar algumas coisas inúteis e transformar numa outra que seja útil. O vídeo acima mostra todo o processo. E coloquei em inglês mesmo, dane-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário