quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Arqueologia em Joanópolis

Hoje foi dia de revisitar Joanópolis com a finalidade de explorar uma trincheira feita durante a revolução de 1932 com a minha mais recente aquisição: um detector de metais.

Já há muito tempo eu tenho conhecimento desta trincheira que, aliás, muitos moradores de Joanópolis mesmo nunca ouviram falar e nem sabem que existe. Esta cidade fica na fronteira com Minas Gerais e foi palco de guerra. Meu intuito, desta vez, foi procurar encontrar vestígios de batalha, mas, como em muitos lugares, sequer houve uma batalha.



Na imagem acima eu apareço utilizando o detector de metais. Esta imagem dá uma idéia da proporção da trincheira que deve ter erodido com o tempo. Passados quase 82 anos, o capim ainda conserva o que restou do formato dela.




No lugar onde estou de pé nesta foto está Minas Gerais. A trincheira tinha 3 níveis, além de uma área escavada que fica do outro lado da cerca à direita, que fica em São Paulo. Esta área escavada provavelmente servia como local de descanso, cozinha, armazenagem de suprimentos e área de planejamento.











No final tudo que encontrei foi esta colher, provavelmente descartada naquela época porque estava quebrada ao meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário