terça-feira, 15 de julho de 2014

Capitalismo tardio e sociabilidade perversa

Percam 55 minutos de suas vidas para assistir esta palestra do prof. Dr. João Manuel Cardoso de Mello, professor e fundador da Facamp e do instituto de economia da Unicamp.

Fui aluno dele há uns 14 anos atrás e parte dos problemas que comenta neste vídeo já haviam sido "diagnosticados" há muito tempo.

Chama atenção o fato dele não dar parâmetros consideráveis necessários para um rumo de mudanças do país. Na verdade, ao ser questionado sobre este tema, quase no final do vídeo, comenta brevemente sobre redução da taxa Selic, mas não adentra em nenhum assunto em específico. Aliás, me parece que esta é uma nova patologia que surge na sociedade brasileira atual, uma difusão de diagnósticos, mas uma completa falta de propostas. E mesmo quando alguma proposta surge, normalmente se trata de alguma ideologia servida enlatada.




Recentemente o prof. João Manuel defendeu a ideia de uma nova constituinte no país (leia o artigo aqui - publicação original no jornal Valor Econômico em 13.06.2014, não disponível online). Minha opinião particular é a de que uma nova constituinte, com um Congresso Nacional transformado num balcão de negócios como está hoje, só tenderá a piorar a situação num sentido geral em favor de quem já está no poder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário