terça-feira, 12 de abril de 2016

Cuba sobre rodas

Adoro o Discovery Channel e também adorei esta série. Não tenho todos os capítulos aqui, mas abaixo você pode conferir alguns episódios. Incrível como os mecânicos de Cuba mantém seus carros funcionando na base de gambiarra há mais de 50 anos. Em um dos episódios, um dos mecânicos entra em desespero porque o cárter do motor rachou e precisava arrumar bateria e óleo para fazê-lo voltar a funcionar (coisas que mesmo no Brasil são possíveis de encontrar em qualquer supermercado).

Fico pensando em como trocavam as velas e os cabos de ignição durante todos esses anos... ok, os cabos de ignição provavelmente devem substituir por aqueles usados em edificações, mas e as velas? Você simplesmente não tem como "consertar" uma vela de ignição para prolongar seu uso, haja vista que os eletrodos vão se gastando com o tempo!

Os kits de reparo do motor são feitos de papelão (coisa que mesmo entre nós, brasileiros, fazemos). Demétrio Montalvo, um mecânico que tentou restaurar seu carro, mostrou duas molas de amortecedor que "não tinham mesmo nada a ver uma com a outra" em tamanho ou em largura e provavelmente também em número de espirais. Ele explicou, em um dos episódios, que usou um pedaço de borracha para adaptar e deixar as duas do mesmo tamanho. 

A Discovery acertou em cheio com esta série... sou fã deste canal já há decadas e francamente espero que continuem com esta. Encontrei no Youtube alguns episódios.










Um comentário: