sexta-feira, 29 de abril de 2016

Móveis escandinavos



Um móvel escandinavo é uma mobília que você mesmo pode fazer ou comprar de um artesão a um preço bem mais acessível do que se fosse adquirido numa loja. Feito com sobras de materiais, o objetivo é ter dentro de casa um mobiliário barato, mas sem abrir mão de ter uma peça com design criativo.

O termo "escandinavo" surgiu por causa das caixas de madeira que embalavam o bacalhau importado da Noruega (que é um país escandinavo). Quando uma pessoa não tinha dinheiro para comprar, por exemplo, uma cadeira ou um criado mudo, uma outra virava-se para está e lhe dizia: "por quê você não arruma um móvel escandinavo"? Era também uma forma de fixação, já que pelo menos a madeira do caixote era importada do exterior.

Mas com o tempo o termo amadureceu e hoje pode ser considerado uma "mobília escandinava" qualquer peça que  tenha cores abusadas. Isso mesmo, você não precisa mais ir procurar caixotes no Mercado Municipal para ter uma peça dessas.

Na foto você vê uma pequena estante que é exemplo perfeito dessa criatividade brasileira. Pintada de verde, essa "estante escandinava" era na verdade uma gaveta e no fundo foi colado um papel de paree. Tudo isso foi feito com material que sobrou de alguma construção. E é muito legal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário