quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Orgulho de ser brasileiro - orgulho do quê?

Hoje a noite acordei assustado com um pesadelo que tive. Liguei o computador e me deparo com um "olá" de um desconhecido adicionado no meu facebook. Infelizmente, para aquele cidadão, o motivo dele acordar no mesmo horário que eu acordei foi outro. No caso dele, ele acorda todos os dias às 5h30 pra pegar onibus do Haddad e metrô do Alckmin pra chegar ao trabalho às 8h...

São duas horas e meia pra ir ao trabalho e provavelmente o mesmo tempo para voltar. Ao todo, são cinco horas do seu tempo social a menos com a família.

Vamos à matemática?

8h de sono
(+) 8h de trabalho
(+) 5h de trânsito
(=) 21 horas

Considerando-se que o dia (ainda) tem 24 horas de duração, sobram apenas 3 horas pra brincar com os filhos e passar o tempo com a esposa. São três horas para "criar" os filhos, ou seja, transmitir às criaturas que colocou no mundo os valores que aprendeu de seus ancestrais. Não sou anarquista, mas não me espanta o coro daqueles que tem suas queixas contra o Estado. Sou da geração dos anos 1980, época em que se dizia que o "Brasil não tinha dinheiro", bravata medíocre que hoje nem cola mais. E fica a pergunta: estes que falam que tem "orgulho de ser brasileiro" tem orgulho do que exatamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário