sábado, 15 de março de 2014

Sobre coletes de imprensa que a PM quer que usemos

O comentário abaixo foi postado na página da Polícia Militar do Estado de São Paulo no Facebook, no dia 13 de maio de 2013, às 01:03.

A PM jamais respondeu.



Prezados,
Em outubro do ano passado tive oportunidade de conhecer o coronel Rossi, ocasião aquela em que ele havia indagado sobre uso de coletes, numa roda de conversa em que estavam fotografos, cinegrafistas, jornalistas, e alguns como eu, da mídia alternativa.
Naquela ocasião ele disse que a polícia não tinha interesse em dar tiro de borracha contra quem vai aos atos apenas para registrá-los e recomendou que cada um comprasse um.
Alguém havia respondido que o uso de colete era inviável, pois poderia passar a imagem de que estariam ali à serviço da Globo e, com isso, sofrer represálias por parte dos manifestantes.
Na minha opinião pessoal, e pelo exposto no comunicado acima, acredito que a polícia aparentemente não está compreendendo a evolução natural do mundo, no tocante ao fato da mídia alternativa já ser realidade em vários países do ocidente. A obrigatoriedade de apresentação de crachá de imprensa, conforme consta no comunicado, revela o favoritismo da corporação em favor da grande mídia, o que considero um absurdo.
Constatemos o ridículo que seria se a mídia alternativa imprimisse um crachá de imprensa para si. Quem levaria tal "documento" a sério? Sem fé pública alguma?
E também não entendo como uma pessoa poderia ser confundida com manifestante, vândalo, terrorista ou seja la como prefiram, num momento em que está segurando uma câmera, posição esta que considero cabal e reveladora. Oras, sigamos a lógica: vãndalos seguram molotovs, martelos, pedaços de paus e não câmeras.
Penso que o colete é a pior forma de alguém pedir para ir pra "guilhotina popular". Se existe o interesse em "separar o joio do trigo", o que a polícia deveria fazer é algum tipo de cartão, sobretudo um destinado àqueles que mantém páginas de mídia independente: o cara pendura no pescoço e pronto. Um procedimento simples em que o sujeito vá até uma delegacia, leva seu RG, informar onde mora e tal seria o bastante. Na hora do ato, se algum polícial perguntar se o sujeito é da mídia, o cidadão apresenta o cartão e "voilá".
Como se não bastasse o fato de estar sendo distribuído exclusivamente para a grande mídia, o problema do colete são as pessoas que ficam se jogando na frente, querendo aparecer. Não digo que ser da mídia alternativa é um trabalho "secreto", mas um cidadão que faz um trabalho quase na "tocaia" faz vídeos e tira fotos muito melhores, expontâneas. Em outras circunstâncias, as pessoas fazem poses...
Com relação ao que foi comentado pelos outros aqui gostaria de esclarecer o seguinte: penso que ver pessoas da mídia (seja da grande mídia ou da alternativa) apanhando arbitrariamente e SEM COMETER CRIME é algo extremamente chocante e modifica a opinião de uma pessoa. Quem me conhece pessoalmente notou que minha opinião sobre o serviço policial mudou drasticamente nos últimos meses. Isso porque não sou revolucionário, frequento igreja, meu avô tambpem era da polícia, e em nada me revejo com as pautas das manifestações, embora julgo importante que elas ocorram. O fato de haver pessoas que se disponham a oferecer ao restante da população um registro mais detalhado dos fatos, ao invés de permitir que a opinião das pessoas seja presa ao que é divulgado pela grande mídia, não apenas deve ser comemorado como também entendido como um serviço voltado ao bem do publico."

Muitas pessoas estão repudiando esta iniciativa da PM, inclusive, argumentando que o objetivo dos coletes é o de separar a grande mídia golpista da mídia alternativa (e consequentemente espancar este último grupo). Considero inverídica essa hipótese, pois, logo após ter postado esta mensagem na página da PMESP, o Jck Mídia Independente me avisou que ele havia pedido um colete e conseguiu. 

Mas, há um outro boato de que os coletes foram, na verdade, comprados pela Globo e a PM estaria somente fazendo a distribuição dos mesmos, em função de uma suposta reclamação que a Globo teria feito para a PM. Esta reclamação seria de que a Globo está desesperada por estar perdendo audiência e quer, a qualquer custo, colocar seus agentes na rua. Como a Globo é hostilizada quando identificada pelos manifestantes, a emissora teria comprado os coletes e confiado na PM a tarefa de distribuí-los, para que a emissora seja camuflada por outros pessoas da mídia e, assim, conseguir fazer "melhores filmagens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário