segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Sobre mascaras nos protestos - minha opiniao

Quem me conhece sabe que estou longe de ser uma pessoa de perfil proibicionista. Entretanto, e' evidente que certos grupos de interesse - independente de ser interesses sinceros ou nao - quiseram transformar as manifestacoes numa nova forma de guerra.

Estas pessoas, norteadas por pensamentos ultra-radicais, nao faziam grandes planejamentos no inicio das manifestacoes. Ao contrario do que a midia convencional informa, os 'adeptos' do black bloc jamais "invadiram" manifestacao alguma (sao eles quem organizam...). Porem, tenho a impressao de que a hora inicial da concentracao de pessoas e' momento chave que define como sera' o fim da noite dessas pessoas: de volta pra casa ou na delegacia. Se a manifestacao e' pequena, aumentam-se as chances de terminar sem confronto. Se a manifestacao e' grande, aumentam-se as certezas de que havera' confronto.

Infelizmente nao anotei o nome do blog que certa vez vi e que aparentava recrutar essas pessoas, mas la' tinha uma frase que era mais ou menos assim: "quem quiser entrar pra 'luta' tem que estar seguro de que vai entrar em confronto com a policia, pois o dever era combate-los" (enfatizo: mais ou menos assim).

Portanto, existe um determinado grupo de pessoas que nao vao a uma manifestacao, mas a um combate. As "manifestacoes" (eu prefiro dizer "teatro de operacoes", quem e' militar vai entender...) seguiam seu curso com a mistura de tres tipos de individuos: os policiais militares (obvio), os manifestantes que pretendiam confrontar a policia e outros manifestantes que estavam ali tambem por motivos politicos. A impressao que sempre tive das pessoas deste ultimo grupo e' de que eles nao tinham a "coragem" de confrontar os policiais, mas estavam ali para dar uma "cobertura" ou um volume na manifestacao.

Com isto o ciclo se fecha: ninguem nas manifestacoes e' inocente. Ha' o que provoca, o que xinga. Cretinos e infratores da lei existem de ambos os lados, tanto nos manifestantes, mas tambem na PM.

Em algumas ocasioes, a PM deu mostras de acreditar que a midia alternativa tinha conexao direta com o Black Bloc. Eu particularmente nunca tive. Outros caras que conheci tambem nao. Por exemplo, um sujeito que conheci comecou a se focar nisso porque gostou do sucesso que sua pagina teve. Outro ainda aproveitava o tema para fazer trabalhos no curso de jornalismo que faz ou fazia. Isto sem mencionar um outro que faz "fotos artisticas" de manifestantes e favelas e vende cada foto por R$ 900,00. Tem muita emocao no meio e a adrenalina te domina. Chega-se a um ponto que voce se pergunta porque faz aquilo e a resposta, seja qual for que vier, nunca faz muito sentido. Acho que e' o vicio mesmo. So' teve um sujeito que chegou pra mim e disse que fazia transmissoes ao vivo e se aproveitava de certas ocasioes para atacar a policia. Sobre este ultimo, o que dizer? O sujeito nao esta la' para testemunhar, registrar, reportar... usa-se de uma cobertura para fazer ataques. Imagino que o Hamas tenha seus homens-bomba disfarcados de jornalistas tambem...

Quando a lei antimascaras foi aprovada pensei, que merda, agora os canalhas vao querer censurar tudo. Sou muito desconfiado com relacao a tudo o que ocorre na politica. Fato e' que se o profissional de imprensa nao usar certos equipamentos de seguranca, simplesmente sua presenca no local representa um risco para si.

Foi o que ocorreu com o fotografo Sergio Silva. Ser fotografo no Brasil ja' e' uma profissao de merda e ver aquele pai de familia perder o olho foi uma coisa que me despertou um odio dentro de mim. Acho que este foi um dos motivos pelo qual comecei a ir nessas manifestacoes.

Antes de 2013 nunca tinha experimentado uma situacao que me forcasse a comprar oculos antibalistico e mascara antigas. Hoje carrego na perna uma marca de um estilhaco de granada que jogaram na minha direcao, ha' quase um ano.


Eu sou favoravel 'a proibicao das mascaras. Acho que quem quer protestar deve faze-lo de cara limpa. Mas vamos ver agora o que ocorre, pois sou a favor que jornalistas, fotografos e cinegrafistas as usem. E isto independente do profissional ser da grande midia ou da midia alternativa. Do jeito que as coisas sao no Brasil, o mais provavel seja que as mascaras sejam permitidas apenas para as pessoas da Globo e o resto que se dane. E chamam isso de preservar a liberdade de expressao. Palhacada....


Link recomendado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário