domingo, 27 de setembro de 2015

Faça um relógio com um disco velho de HD



No início deste ano resolvi desmontar um HD antigo que eu tinha que, aliás, foi do primeiro computador que tive. Tentei fazê-lo funcionar, na expectativa de recuperar possíveis arquivos contidos nele de 20 anos atrás, porém ele realmente não estava mais funcionando. Que pena.

Era um HD de apenas 1 GB, modelo Caviar da Western Digital. Até pensei na época em guardá-lo como recordação, mas depois refleti "foda-se com este lixo". Ao invés de jogá-lo diretamente no lixo, preferi desmontá-lo, até porque, não é todos os dias que surge uma oportunidade de desmontar uma coisa dessas e aprender um pouco sobre seu funcionamento.

Haviam dois discos internos de alumínio que brilhavam como um espelho. Infelizmente, ele adere muito bem sobre a superfíce a poeira e marcas de dedo, portanto, é o tipo de coisa que requer limpeza constante. 

Em dado momento tive a ideia de reutilizar o motor de um relógio chinês vagabundo e transformar aquilo num relógio. Com um pouco de paciência, fita dupla face e um gravador de metais, acabei transformando dois lixos que ia jogar fora em um relógio novo, que funciona até hoje.

O resultado final deixa a desejar: os algarismos romanos não ficaram do mesmo tamanho e faltou um pouco mais de delicadeza para fazer as coisas ficarem melhor. Porém esse é o tipo de coisa que me agrada fazer num final de semana, juntar algumas coisas inúteis e transformar numa outra que seja útil. O vídeo acima mostra todo o processo. E coloquei em inglês mesmo, dane-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário