segunda-feira, 7 de março de 2016

Ajude a colocar o Lula e a Dilma na cadeia

O que aconteceu na última sexta-feira com o ex-presidente Lula ainda está muito longe do que ele merece. Um policial federal japonês batendo do outro lado da porta do seu apartamento não causa - para um velho criminoso astuto - um sustinho sequer.

Para quem estava acostumado a viver num país onde políticos de alto escalão não são punidos nunca, a notícia do Lula ter sido levado à força para prestar depoimento na Polícia Federal foi motivo de muita comemoração. Em São Paulo, houve panelaço no centro o dia todo. Eu, por outro lado, ainda não vejo muito motivo de comemoração. 

Lula ainda não foi preso, ainda não está sendo julgado, e o acontecimento da última sexta-feira foi apenas um depoimento forçado porque tinha se recusado a ir nas vezes anteriores. Deste ponto até vê-lo na cadeia ainda falta muito chão.

Moro provavelmente já deve ter todas as provas necessárias para soterrar o Lula de provas, se quiser. Mas é necessário ir com muita cautela. Não se sabe, ainda, quais seriam as consequencias de um eventual pedido de prisão preventiva emitido às pressas. Como vimos, o PT conseguiu mobilizar muito rapidamente um contingente que, apesar de pequeno, estava bem organizado. O que não fariam num prazo maior, por exemplo, 10 dias?

Isto já foi respondido antes, pelo próprio Lula, quando disse que o Stédile colocaria seu "exército" nas ruas (referindo-se à organização terrorista e paramilitar MST - Movimento Sem Terra). No Maranhão, pessoas armadas de facões destruiram um pixuleco gigante montado por manifestantes contrários ao PT.

Poderia ter acontecido pior? Com certeza que sim. E ainda pode. Em 1996, um filme feito dentro de um batalhão de paraquedistas, um oficial afirmou que o Brasil não tinha condições de enfrentar uma guerra civil. Passados 20 anos, a situação das Forças Armadas certamente não melhoraram. De fato, neste manifesto assinado pelo general Paulo Chagas em 2014, no qual escreveu que "uma Guerra Civil pode demorar décadas para ser definida (se o for) e pode destruir uma Nação. Isto não é brincadeira de vídeo-game. Há dezenas de milhões de vidas humanas em risco". Mas isto não deve nos deixar covardes e agir conforme deve ser feito. A situação tem que apertar mais para o lado deles e forçarmos a circunstâncias para o nosso favor.

A crise econômica e política aceleram este processo de prisão, mas ainda falta muito para que muitas pessoas se convençam sobre os crimes praticados pelo Lula - e também provavelmente pela ditadora Dilma Rousseff. Não basta simplesmente colocá-los na cadeia. A vitória virá quando os próprios militantes do PT se convencerem de que nós estamos certos e não os seus líderes. Infelizmente, porém, vivemos numa democracia de ignorantes, de gente que vota com o estômago, são vítimas do poder carismático e da lábia do Lula e enxergam nele uma vítima "das elites", como o próprio afirmou diversas vezes. De jeito nenhum o Lula pode ser transformado num mártir!

A Dilma acredita que vai conseguir se sobressair desta crise política e salvar seu governo, mas á está com os dias contados. Até julho deste ano, seu mandado será cassado. Seu plano econômico é tão patético quanto óbvio: com a recente e pífia melhora no saldo na balança comercial, evidentemente influenciado pela contração no consumo interno e altas taxas de juros, afirmaria em propaganda maciça que o governo está melhorando e dando a volta por cima da crise. Porém, há muito tempo o investidor externo já está cagando para o que acontece nesta província primitiva. Uma análise moderada apontou recentemente que o país vai demorar mais de dez anos para superar esta crise política. Tudo porque este é o tempo que leva até surgir nova geração de investidores.

Mesmo que amanhã mesmo tivéssemos uma reviravolta na economia, o índice de desemprego é o último a começar a melhorar. Tudo isso é a herança maldita deste PT e a cambada de ignorante que é cego, burro, idiota, não enxerga a quadrilha que roubou deste país muito mais que os milhares de milhões de dólares.

Tem amigo meu que perdeu emprego e levou a esposa e filho pra morar na favela. Por toda parte as histórias são as mesmas: empresários fechando empresas, pessoas fazendo bico, desespero aumentando. Tudo por causa de uma economia em frangalhos e esta crise política causada por esta "incompetanta" e ex-guerrilheira que mal sabe gerenciar uma lojinha mixuruca de contrabando no centro de Porto Alegre e seu mentor dos infernos que dispensa apresentações... O que aconteceu na última sexta foi bom, mas ainda está muito longe de ser uma boa notícia.

Dia 13 de Março vai ter manifestação antipetista em São Paulo e em várias cidades do Brasil. Tal como apontou o jornalista Fernão Lara Mesquita em um artigo recente, esta pode ser a última oportunidade que temos de fazer a diferença nas ruas. A situação durou o que tinha que durar. Tal como disse o Fernão: se deixarmos passar esta oportunidade, a doença poderá ter vencido o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário