domingo, 22 de novembro de 2015

Por quê sou tratado mal no trabalho?

Se você chegou até aqui é porque anda sofrendo o famoso assédio moral, ou em termos mais recente, o dito "bulling" no seu ambiente de trabalho. Independente de quem ou porque estão te assediando, a primeira coisa que você tem que entender é que você dá os motivos para ser odiado. E um deles, acredite, é porque você é competente.


Diversas pesquisas apontam que a maioria das pessoas não se sentem profissionalmente realizadas no seu atual trabalho. Isto significa que boa parte dos teus colegas de trabalho apenas fazem parte da empresa por causa do dinheiro que recebem no fim do mês. O que estas pessoas querem apenas é chegar na empresa, dedicar-se ao mínimo necessário, bater o cartão e voltar para a casa.

As empresas chegam a este ponto por causa de quem colocou estas pessoas ali. Muitos dos processos seletivos de hoje não são feitos tendo por base um alinhamento mais próximo possível entre o perfil do candidato e o perfil ideal do cargo. O que se faz hoje é algo horrível chamado "indicação". O gestor, quando identifica a necessidade de contratação, considera a entrevista de candidatos como algo maçante e inútil. É mais prático pegar o telefone, ligar para um conhecido e perguntar se ele indica alguém.



Desta forma, este tipo de processo de admissão irá beneficiar àqueles que se dedicaram a construir uma networking ao longo de sua carreira. Quem correu atrás de prontificar resultados mensuráveis - como qualquer pessoa competente fez - perdeu seu tempo.

O empresário de hoje não duvida que muitos dos candidatos falam a verdade sobre suas contribuições e vitórias ao longo de suas carreiras, mas ele acredita que corre menos risco de ser enganado quando contrata alguém que é conhecido de um conhecido seu. Ledo engano...

Praticas deste tipo são apenas um exemplo entre outros tantos de pessoas não qualificadas que aceitam um convite de uma empresa por causa do salário. Outros motivos - mais patéticos que este - são: bunda e seios grandes, rosto atraente, mulher ou homem dispostos a fazer sexo em troca de crescimento na carreira e aumento de salário...

A inveja não tem limites ou restrições: até seu chefe pode ser um dos que mais te invejam e querem te prejudicar. Sim, se você fez algo muito importante e cujo mérito quem recebeu foi ele e não você, então você deve saber que teu chefe te sacaneia.

Infelizmente, para quem é competente, veste a camisa da empresa e se dedica arduamente para trazer resultados, a visão que estas pessoas têm da empresa em que trabalham é de que há ali dois grupos: os que trabalham e os vagabundos.

Portanto, líder incompetente e funcionários não qualificados são os motivos de você ser xingado na cara dura no seu trabalho, ter inimigos, ser alvo de piadas e intrigas, entre outros. Não existe remédio para este tipo de situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário