segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O Morgan e o Rick - S06E04

Demorei um pouco antes de comentar sobre o episódio S06E04 da série porque acho que foi necessário um tempo para decifrar tudo. Este episódio não se trata apenas de contar o que aconteceu com o Morgan antes dele reencontrar o Rick e acho que foi necessário para a equipe produtora do The Walking Dead contá-la para entendermos a diferença entre o que ele e o Rick se tornaram.

Enquanto o Morgan se tornou uma pessoa delirante e um assassino que matou dois homens, houve oportunidade para que ele fosse resgatado por um ex-psicólogo de prisão chamado Eastman. Rick Grimes também enlouqueceu e tinha delírios após a morte da esposa, já matou injustamente antes (por exemplo, o policial Hanson de Atlata), mas, embora boa parte da trajetória da série ele esteve acompanhado por "mentores morais" como o Dale e o Hershell, não obteve ajuda específica como o Eastman.

Aqui começa a principal diferença entre os dois: enquanto para o Morgan "toda vida é preciosa", o Rick encherga o assassinato como uma forma rápida de resolver prolemas de relacionamento entre pessoas à medida que eles surgem. E tivemos vários exemplos de problemas de relacionamento até aqui:


  • Rick combinou com a Carol de ela roubar três armas do arsenal, sendo que neste ponto ele já planejava iniciar uma briga em Alexandria. Mais tarde, a mesma Carol foi provocar o Pete com uma faca, vindo a piorar a condição do Pete, que apareceu com um facão durante uma reunião de grupo de Alexandria. Cabe lembrar, esta reunião tratava-se exclusivamente sobre a permanência do Rick naquela comunidade. Ao esfaquear a garganta do arquiteto (e ao meu ver foi acidental), a Deanna dá a ordem ao Rick de assasinar o Pete, sem se dar conta de que aquela situação havia sido preparada,
  • Ao encontrar o Carter apontando uma arma na cabeça do nerd covarde, Rick entra numa casa com o Morgan e o Daryll, toma a arma da mão do Carter, sendo que este vem a dizer que os demais presentes na sala não tinham nada a ver com a situação. Aqui temos que levar em consideração o motivo pelo qual Carter estava reunido com outros habitantes de Alexandria: eles estavam conspirando matar Rick "estou falando de botar uma bala na cabeça do Rick", disse Carter. Mais tarde, Rick comentou com o Morgan que queria se livrar de Carter e que considerava que ele não tinha o direito de estar vivo, mas que resolveu não fazer nada porque "gente assim acaba morrendo". Carter acabou sendo mordido no rosto, não havendo possibilidade de amputação que salvasse sua vida e como seus gritos estava atrapalhando a operação de atrair os zumbis para longe e pela estrada, Rick resolveu matá-lo. Neste ponto dos acontecimentos, chama atenção ao fato de que não houve consideração sobre como levar seu corpo de volta para Alexandria, o Rick apenas pediu que Morgan voltasse para a comunidade relatar o que tinha acontecido.
A proximidade entre a Carol e o Rick está tão óbvia que até o Morgan notou que a Carol tem atitude suspeita. Na entrevista dela com a Deanna ela disse que se sentia qualificada para trabalhar em serviços comunitários, coisa que não é verdade. Me parece que a Carol possui personalidade dominante sobre a do Rick depois que ela resgatou ele e a todos que estavam como reféns dentro do Terminus. Naquela noite, Rick pediu desculpas por ter expulso a Carol de onde viviam na prisão. Naquela ocasião, Rick não achou certo que ela tenha matado duas pessoas porque estavam doentes, sob a justificativa de que a doença deles poderia se espalhar. Os argumentos da Carol foram tão toscos que mais tarde o grupo da prisão West Georgia conseguiu se tratar da doença e identificar que a causa era a obscessão de uma menina que matava ratos e os usou - até onde se sabe - para contaminar a água.

Morgan não teve o desprazer de ver seus amigos morrerem em função de pessoas loucas como o Governador e Gareth. E, como ele já perdeu a esposa e o filho que tinha, fica mais fácil aceitar as circunstâncias que a vida lhe deu e se entregar à filosofia que aprendeu do Eastman, perdoar e ignorar o mal que existe nas pessoas. Rick não pode se dar ao luxo de ignorar o mal das pessoas à medida que tem a vida de dois filhos para defender e vai fazer de tudo para cumprir o seu papel de pai e protetor. Mas até onde vai este papel? 

Rick não fez nada quando Carol apanhou do marido durante o primeiro episódio, quem deu porrada no Ed antes de ser atacado pelos zumbis foi o Shane. Acredito que a Carol se viu na condição de ter prestado um favor à Jeanna enquanto mulher que apanha do marido e também é mãe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário