sexta-feira, 16 de outubro de 2015

UVB-76



O áudio que aparece no link acima é de uma estação de rádio russa que transmite este barulho estranho em ondas curtas na frequencia de 4625KHz. A primeira vez que foi notada a existência desta estação de rádio foi no ano de 1982, sendo que desde aquela época até o ano de 1997 não havia um nome "oficial" para esta estação, até que uma voz no fundo cortou a transmissão dos "apitos" repetitivos e se identificou como UVB-76 através da seguinte mensagem:

Ya UVB-76, Ya UVB-76. 180 08 BROMAL 74 27 99 14. Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larisa. 7 4 2 7 9 9 1 4

O mistério que gira em torno desta rádio atraí certo número de interessados, muitos dos quais se dedicam a acompanhar de perto o barulho interessante. Existe, inclusive, um website que transmite ao vivo via streamming os sinais desta estação de rádio, haja vista que suas ondas não podem ser sintonizadas de qualquer rádio em qualquer parte do mundo.

Foi algum desses tipos de ouvintes que ouviu o momento em que a voz surgiu ao fundo e identificou a rádio como sendo UVB-76. Acredita-se que o nome verdadeiro da rádio seja UZB-76 e que a pronúncia da letra Z tenha sido confundida.

No dia 23 de Agosto de 2010, novamente, os apitos repetitivos foram cortados e uma voz humana surgiu ao fundo e disse:

UVB-76, UVB-76. 93 882 NAIMINA 74 14 35 74

Acredita-se que estes apitos constantes não venham de um dispositivo conectado diretamente ao transmissor, mas apartir de algum aparelho posicionado ao lado do microfone, de forma que as transmissões sejam feitas ao vivo. Em 3 de Novembro de 2001, uma conversação em russo foi ouvida ao fundo dos apitos constantes:

Eu sou 143. Não estou recebendo o gerador (oscilador). Esta coisa vem do almoxarifado. 

Apesar da "programação" da rádio ser a mesma desde quando foi fundada, ela tem chamado atenção pelo motivo misterioso pelo qual foi criada, isto é, por qual interesse tem os russos em criar uma estação de rádio que fica transmitindo estes sinais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário