segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A morte do Glenn #TheWalkingDead #S06E03

Pelo que pude assistir do episódio acima, vejo duas possibilidades: ou o Glenn deu um jeito de se esconder dentro da lixeira sobre a qual ele estava antes de cair, ou este foi mesmo o seu fim. Eu fico com a segunda opção, porque apareceu claramente suas tripas sendo comida pelos zumbis.

A morte do Glenn era algo que ninguém previu e surpreendeu a todos. É conseqüência direta do desejo do Rick Grimes de tentar se impor ao povo de Alexandria, em particular uma mulher que apanhava do marido. Rick pode ser um bom líder de grupo de sobrevivência quando está na mata, sabe tomar decisões rapidamente e se virar com o que têm, mas quando se trata de viver em civilização é um desastre total e ele não merece o lugar da Deanna.

Foi idéia dele de liquidar com os zumbis na forma que foi executada, foi ele quem recrutou e convenceu as pessoas de Alexandria de que este plano seria o melhor. Algo teria que ser feito cedo ou tarde, porém, não consigo tirar da cabeça a possibilidade de que, se todos tivessem ficados quietos dentro dos muros de Alexandria, ninguém teria morrido e os próprios zumbis teriam liquidado da “Turma dos Lobos”.

Isto mostra que em muita coisa o Carter e Tobin outras pessoas que desconfiavam do Rick estavam certos. Outros que confiavam nele, como o Glenn e Michonne, estavam errados. Saber sobreviver no lado de fora dos muros de Alexandria não dá a certificação de que o individuo reúne todas as qualidades necessárias para sobrevivência. Afinal, qual seria o objetivo de sobreviver, senão para se reunir com outros sobreviventes e formar uma comunidade? É neste contexto em que Darryl percebe que a liderança do Rick é podre e está arruinando tudo o que foi erguido em Alexandria até então. De alguma forma, me parece que até aquela menina Enid sente que o lugar vai virar um problema, por isso resolveu partir.

Entre os que estavam ao lado de fora de Alexandria no momento do ataque, o Rick foi o único atacado pela “Turma dos Lobos”. Um dos que o atacou, inclusive, foi um dos sujeitos que Morgan poupou da morte e, ao fugir, pegou uma arma que estava no chão das ruas de Alexandria. Mesmo com tanta experiência e conhecimento que tem sobre sobreviver ao lado de fora, ninguém entre os que o Rick confia mais – Darryl, Michonne, Sacha – possui plena capacidade de sobrevivência quando se trata de uma horda de zumbis. E quem teria, a esta altura do apocalipse?

Chama atenção com relação ao fato do Rick ter dividido as equipes. É completamente diferente de tudo o que tem feito até então. Se nos lembrarmos no final da segunda temporada, quando estavam todos se abrigando numas ruínas à noite, após a fazenda do Hershell ter sido atacada, aquela ocasião foi quando Rick falou sobre ficarem juntos e nunca mais sair correndo por aí sozinhos quando houver perigo.

Depois daquilo houve outras situações semelhantes, de forma que sua atitude de manter as pessoas separadas o tempo todo causou estranheza a todos. E há muita coisa estranha acontecendo com o Rick. Existe a possibilidade de que ele esteja tentando se livrar de algumas pessoas das quais ele não simpatizou. Uma conversa que ele teve com o Morgan, sobre não ter precisado matar Carter porque “pessoas como ele morreriam de qualquer forma” sinaliza que ele aceitou a participação de Carter sabendo que ele não tinha a preparação necessária para sobreviver ao lado de fora dos muros de Alexandria.

O comportamento da Carol também é estranho. Sua vizinha Sharon, que vivia enchendo o saco de todos por causa de uma máquina de fazer spaghetti, foi provocada pela Carol sobre seu hábito de fumar dentro de casa. Por qual motivo houve esta provocação?

Uma coisa que geralmente ocorre quando um novo membro tenta se associar num grupo é ele desempenhar algum tipo de atitude para que sua presença seja aprovada o quanto antes. Isto foi o que aconteceu, por exemplo, quando dois prisioneiros da cadeia de West Geórgia tentam fazer amizades com as pessoas do grupo do Rick. Situação semelhante ocorreu quando Tyreese e Sacha entraram em Woodbury. Carol e Rick não estão interessados em impressionar ninguém e considero este comportamento extremamente estranho e suspeito.


Sobre sua mão ferida, acho ridículo nessa altura da série considerar a possibilidade de que ele foi infectado. Desde o fim da segunda temporada, sabemos pelo Rick que o Dr. Jenner havia lhe contado que todos estão infectados. Ora, se todos estão infectados, o que mata não é a mordida. Foi por este motivo que Hershell sobreviveu tanto tempo, porque seu membro havia sido amputado. A mulher do Morgan não sobreviveu, provavelmente, porque não recebeu o tratamento médico adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário