terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Aprenda a fazer uma Parede Verde

Conforme já disse numa publicação anterior, existe algo que você pode e deve fazer para salvar o ar das grandes metrópoles e a iniciativa começa com a boa vontade de quem se interessa pelo assunto.

Quando era criança, tive a felicidade de conhecer inúmeros vegetais, em virtude de uma horta que tínhamos no quintal da casa. Aquela era a década dos anos 80, uma inflação horrível arruinava o salario dos trabalhadores e, quem tinha a sorte de ter um espaço, podia cultivar algumas hortaliças para amenizar as contas de supermercado.

Muita gente reclama que não tem espaço sequer para ter um vaso, porque mora num apartamento. Se seu apartamento tem sacada, então você tem um espaço: um espaço na parede. Esta parede pode servir de lugar para pendurar plantas e cultivar um jardim. Mesmo que você more numa casa, é possível ter uma parede verde também.
Estrutura de parede verde montada num stand.

Quando se constrói uma parede verde num prédio, deve-se levar em consideração dois fatores: a quantidade de luz solar e a quantidade de vento. Quanto mais alto for o seu prédio, maiores são as acoes do sol e do vento. Se a área em que você pretende montar sua parede verde recebe luz direta, isto impacta nos tipos de planta em que você vai colocar. Basicamente, há três tipos de plantas: as de sol pleno, meia-sombra e sombra. Portanto, se bate sol direto por mais de três horas por dia na área em que você quer colocar sua parede verde, você tem que optar pelas plantas de sol pleno.

Outro fator importante, como disse, é o vento. Tome cuidado em como você vai prender as coisas, pois se um vaso desprender e cair prédio abaixo não é um caso de objeto que caiu sem querer. Pelo contrario, equivale a você ter deliberadamente jogado algo prédio abaixo. Isto é crime. Se você não tem certeza se a quantidade de vento pode ou não derrubar sua parede verde, não faça nada. No geral, com tudo preso no lugar, é possível montar uma parede verde em total segurança.

OBS: este blog não assume nenhuma responsabilidade legal pelos que estão lendo e decidiram seguir as orientações!

As plantas mais apropriadas para uma parede verde são as pendentes, como tostão, dinheiro-em-penca, columéia, véu-de-noiva, samambaias, jiboia, ripsális, entre outros. Plantas assim são fáceis de cuidar, crescem rapidamente e pode atrair ate passarinho que queira fazer um ninho.

É importante levar em consideração o aspecto do peso. Os vasos não podem ser preenchidos com terra cavada do chão ou ate mesmo terra adubada comprada em lojas de jardinagem. O substrato é o mais recomendado. O substrato é ate mais barato que comprar terra. Por ser feito de materiais orgânicos compostados, ele retem água e é rico em nutrientes naturais.

Ha também o aspecto do vaso. O modelo Desli 20cm é o que acho mais bacana para cultivo de plantas. Este vaso não é grande e, mesmo com a planta dentro, não consome muito espaço. Você pode utilizar o tipo de vaso que quiser, mas eu particularmente recomendo algum que não seja nem pequeno demais (o que pode limitar o crescimento da planta) ou grande demais (que possa ser muito pesado e deixar a planta crescer demais ao ponto de poder ser arrancada do vaso pelo vento).

Nenhum vaso deve ser preso diretamente na parede. Este é um erro grave em que muitas pessoas, inclusive as ditas "especialistas" que aparecem em programas da Ana Maria Braga cometem. Ora, se você vai regar o vaso regularmente, a água vai ter que escorrer por algum lugar, certo? Imagine a água escorrendo pela parede durante um ano inteiro? Numa situação dessas, sua parede vai embolorar do outro lado por causa da infiltração de água, o reboco e a tinta vão começar a se soltar. Isto é, com sorte, se acontecer somente no SEU apartamento, pois a água pode escorrer para o vizinho de baixo e você ser responsabilizado pelos danos do apartamento dele.

Para evitar a situação do paragrafo acima, você tem que prender os vasos numa treliça. Existem vários tipos de treliça, tem de ferro fundido, tem de pallet envernizado, tem de pinho entre outros. O mais importante (e este é o segredo de 1 milhão de reais que separa profissionais dos amadores) é que a treliça esteja a uma distancia de pelo menos 7 centímetros da parede.

Vaso preso numa treliça com lacres plásticos (tambem conhecido
por "enforca-gatos"). A treliça deve ser presa à parede.

Eu particularmente prefiro uma treliça de ferro galvanizado, pois acho mais resistente e fácil de prender na parede. Mas este não é um aspecto importante, pois, quando as plantas crescerem, elas vão cobrir o que aparece atras dos vasos.

Detalhe importante: você precisa criar um suporte que, alem de segurar a parede verde, ela possa ser parafusada na parede e seja de 7 centímetros de comprimento. No final, quando se olha a parede de perfil, ficara assim: parede, suporte, treliça, vaso e planta dentro do vaso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário