sábado, 24 de maio de 2014

Hoje o protesto foi pacífico. Ou a PM foi pacífica? A Globo com certeza não é pacífica.

Há quem declare abertamente ser contra protestos pacíficos porque não chamam atenção suficiente, ante a situação gritante de corrupção, miséria, desemprego e recessão econômica não declarada que assola o país.

Entretanto, quando se confronta com intere$$es golpistas, nada é pacífico o suficiente. Por exemplo, o editorial G1 da Rede Globo publicouhoje uma notícia que considero ser um cuspe na cara de qualquer cidadão com mais de 50 gramas de massa encefálica. Embora o ato de hoje, o 8º Ato Contra a Copa, tenha ocorrido numa tarde de sábado, num horário fora do funcionamento da maioria dos estabelecimentos comerciais, horário este que também a maioria das pessoas não está em trânsito, cuja vasta maioria decidiu ficar em casa neste dia tão frio, no entendimento daquele editorial, a manifestação “afetou” o trânsito de ônibus.

Afetar o trânsito até um pedestre consegue fazer ao atravessar a faixa no momento errado. Ocorre, no entanto, que o interesse da Rede Globo é encontrar toda sorte de elementos negativos para levar a cabo o seu processo de “satanização” das manifestações contra a realização de um evento, no qual a Globo pretende lucrar muito.

Independente da Copa ocorrer ou não – a esta altura, mesmo com tantos problemas, considero impossível que seja cancelada – ela representa um “pão e circo” que o povo está fazendo questão de não querer. O blog Testemunha do Caos foi um dos primeiros editoriais a detectar a  falta de clima de copa e isto está se tornando cada vez mais um pesadelo para os políticos: até a direita, que não costumava se manifestar, à despeito do novo pedido de intervenção militar, virá às ruas no dia 31 de Maio para protestar também contra a Copa. Portanto, a copa já não existe, tornou-se algo repulsivo, a população vê o evento com sentimento de um “dane-se” total.

* * *

No dia 15 de Maio de 2014, a população assistiu de olhos arregalados a repressão da PM de São Paulo após reprimir uma manifestação anticopa que sequer andou 200 metros pela Rua da Consolação. Diz-se que as manifestações são violentas porque uns a querem assim. Não concordo com esse ponto de vista. No caso do dia 15, a PM quis que fosse terminada à força. A manifestação de hoje a manifestação seguiu seu percurso normal. Portanto, a manifestação foi pacífica ou foi a PM que decidiu ser pacífica hoje? – Fiquem com a reflexão.





* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário