sábado, 24 de maio de 2014

Vence hoje o prazo dado pela justiça para a "copa do povo"

Ocorreu ontem a negociação entre o MTST e a
Venceu ontem o prazo que a justiça deu para as famílias sair do terreno que ocupam nas proximidades do Itaquerão, ocupação esta que ficou conhecida por "copa do povo". Na época em que a decisão foi proferida, o juiz tinha acatado uma liminar do MTST, vislumbrando a possibilidade de uma alternativa pacífica para o impasse, já que negociações estavam sendo conduzidas com a empresa proprietária do terreno.

A decisão deu também fôlego aos ânimos, já que no inicio do mês estavam circulando rumores nas mídias sociais sugerindo que os adeptos do black blocs estavam se organizando no sentido de comparecer para ajudar na resistência. A situação tinha todos todos os elementos para se transformar numa cena de guerra.

Veja algumas imagens da ocupação "copa do povo":

 

 

Crédito das imagens: Jéssica Santos de Souza - fotógrafa


No entanto, na última quinta-feira, a mesma organização conseguiu fazer uma manifestação, mobilizando cerca de 20 mil pessoas (a maior até agora no ano). Segundo informações, adeptos da tática black bloc  foram dissuadidos de participar da manifestação.

ainda ontem o mesmo juiz que deu ordem para expulsar as 2,8 mil famílias que estão na área, acabou acatando um pedido de liminar e uma reunião, entre MTST e a Viver Incorporadora, proprietária do terreno, foi marcada para o dia 23 de maio.

Ao mesmo tempo em que a justiça analisava os direitos de propriedade privada da empresa proprietária do terreno, o poder público não deu mostras de oferecer uma alternativa àqueles que simplesmente não tem condições de suportar o inflacionamento de preços.

Assim, e tendo em vista garantir alguns votos para a eleição que virá depois da Copa, resolveu ardilosamente o poder público fazer alguns telefonemas no sentido de simular uma suposta alternativa de resolver o problema pacificamente.

Inflação chegando...

Fato é que os primeiros efeitos das mazelas da Copa do Mundo foram até agora apenas sentidos nas periferias. Onda de inflação pode chegar nos centros urbanos, afetando tanto aqueles que alugam imóvel de maneira informal, mas também nos supermercados.

Se a quantidade de turistas que o governo estima realmente chegar, e este público com um poder aquisitivo muito maior que a média da população brasileira, os preços poderão disparar para que a oferta e demanda de mercadorias encontre novo equilíbrio.

Como já vimos no artigo anterior, vários setores da sociedade estão acumulando insatisfações. O governo federal aposta no "tudo ou nada" com a realização da Copa. Nem Dilma e nem Lula possuem o "prestígio" que tinham antes das manifestações do ano passado, ocasião aquela em que o "lulismo" deixou de ser hegemônico e as propagadas do governo passaram a produzir efeito reverso do esperado.

Justamente por isso, acredito, que toda essa lista de "bondades" que o Brasil está dando para a FIFA, incluindo-se os prêmios dados aos jogadores, faz parte de um tal pagamento que o partido do governo irá receber, sob forma de favores. E o favor que a FIFA vai dar em troca para a Dilma será o Brasil ganhar a Copa. Acho que é a única coisa que fará o brasileiro esquecer das insatisfações manifestadas desde meados de 2013 até agora. E talvez seja o último cartucho que resta ao PT garantir vitória nas eleições posteriores à realização do mundial do futebol.



Ao que parece, a ocupação em si dá mostras de ser a solução de um problema que não interessa ao poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário