segunda-feira, 28 de abril de 2014

Enquanto acidentes e assédio sexual ocorrem, Metrô de SP quer vender canecas, bolsas e chinelos

Não sei quem é o diretor de marketing do Metrô de SP, ou quais são as pessoas responsáveis por suas campanhas, simplesmente penso que esta pessoa já coleciona todos os motivos para pedir demissão.

O Metrô de SP ainda não pediu desculpas pela campanha desastrosa vinculada nas rádios no mês passado. Agora, e numa tentativa de imitar o marketing estrangeiro, a novidade é que o Metrô SP vai vender canecas, bonés, camisetas.... trem funcionando que é bom: nada!




Não pense você que o Metrô de SP está preocupado em destinar os lucros das vendas desses apetrechos na manutenção dos trens. Segundo o editorial Globo, o dinheiro “ obtido com a venda da licença da marca, segundo a assessoria do Metrô, será investido na operação e administração da empresa”, em outras palavras, vai pro bolso da administração.


Loja para inglês ver

Esse tipo de marketing é muito comum nas grandes metrópoles pelo mundo, como em Nova York e Londres. No entanto, os metros nova-iorquino e londrino não são gerenciados por vampiros da coisa pública, menos ainda se arrebentam por falta de manutenção.

Portanto, lá fora, esse tipo de campanha complementa o marketing da cidade, como ponto turístico. Quem visita essas cidades encontra motivação para adquirir este tipo de coisa. Ações desse tipo são quase exclusivamente voltadas a um público estrangeiro ou turístico.


Já no Brasil...

Fico me perguntando quando que os turistas estrangeiros vão ter a oportunidade de visitar esta loja “maravilhosa”, haja vista que o Metrô de SP sequer construiu uma linha que vá do centro paulistano até o Itaquerão. Ao que parece, o turista vai ter que andar de taxi para assistir os jogos. Daí o motivo desta campanha ser mais um fiasco medíocre, do Metrô de SP, e também do governo Geraldo Alckmin.


Mulher fica com dedo preso na porta. CTPM diz: "não podemos fazer nada"...

No dia 24 de Abril, uma mulher teve um dos dedos das mãos preso na porta de um trem da linha coral da CTPM. Por vários minutos ela sofreu ali, telefonaram para a CTPM e disseram que não poderiam fazer nada! Leia na íntegra o relato de uma testemunha:




GLOBO. Loja vai vender caneca, bolsa e chinelo com marca do Merô de SP. Editorial G1: 22/04/2014. Disponpivel em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/04/loja-vai-vender-caneca-bolsa-e-chinelo-com-marca-do-metro-de-sp.html>. Acesso em 22/04/2014.

METRÔ SP. Metrô fecha parceria e lança a primeira loja para comercialização de produtos com sua marca. METRÔ SP: 22/04/2014. Disponivel em:<http://www.metro.sp.gov.br/noticias/22-04-2014-metro-fecha-parceria-e-lanca-a-primeira-loja-para-comercializacao-de-produtos-com-sua-m.fss>. Acesso em: 22/04/2014.